Câmara aprovou nesta 2ª feira (16.jun) o requerimento de urgência do PDL contra decreto que aumentou o imposto

O líder do PT (Partido dos Trabalhadores) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que haverá “consequências” em derrubar o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A fala se deu durante o plenário da Câmara nesta 2ª feira (16.jun.2025) que aprovou o requerimento de urgência para revogar o decreto que aumentou o IOF.
“Eu quero dizer aqui que a nossa bancada vai votar contra. Mas a nossa bancada tem muita confiança que esse plenário não vai votar o mérito do projeto. Porque votar o mérito do projeto tem consequências”, declarou o deputado durante o seu discurso.
O PT votou contra o requerimento de urgência do PDL (Projeto de Decreto Legislativo) que revoga o aumento do IOF. A aprovação foi por 346 votos a 97. Agora, a proposta pode ser votada no plenário a qualquer momento.
URGÊNCIA
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários decidiram na 5ª feira (12.jun) pautar o requerimento de urgência do PDL que anula o decreto de aumento do IOF.
A decisão de pautar o requerimento de urgência veio depois do governo editar uma MP na 4ª feira (11.jun) que estabelece novas tributações sobre instrumentos financeiros. Entre os produtos afetados estão a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e a LCI (Letra de Crédito Imobiliário).

Tudo Sobre FIDCs
O seu portal de notícias e análises sobre o mercado de FIDCs. Reunimos, diariamente, as principais informações sobre Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, mercado de capitais e crédito.
Acompanhe as movimentações, tendências e estratégias que moldam o universo dos FIDCs.
Tudo Sobre FIDCs: conteúdo inteligente para quem acompanha o mercado de FIDCs.