• Home
  • Na Mídia
  • Fitch Coloca Ratings do Digimais em Observação Indefinida Após Anúncio de Venda

Fitch Coloca Ratings do Digimais em Observação Indefinida Após Anúncio de Venda

Fitch Ratings – Rio de Janeiro – 07 Feb 2025: A Fitch Ratings colocou hoje, em Observação Indefinida, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘BBB-(bra)’ e o Rating Nacional de Curto Prazo ‘F3(bra)’ do Banco Digimais S.A. (Digimais). A Observação Indefinida indica que os ratings podem ser elevados, rebaixados ou afirmados, dependendo de como as…

Fitch Ratings – Rio de Janeiro – 07 Feb 2025: A Fitch Ratings colocou hoje, em Observação Indefinida, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘BBB-(bra)’ e o Rating Nacional de Curto Prazo ‘F3(bra)’ do Banco Digimais S.A. (Digimais).

A Observação Indefinida indica que os ratings podem ser elevados, rebaixados ou afirmados, dependendo de como as tendências financeiras e operacionais se desenvolvem após o anúncio da venda do Digimais, feito em 28 de janeiro.

Um aumento de capital fortaleceria a posição financeira do banco, mas a falta de clareza sobre os termos operacionais e estratégicos, além da estrutura organizacional e perfil de negócios futuro, eleva os riscos de rebaixamento. A operação ainda precisa ser aprovada pelo Banco Central.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING

Implicações para o Crédito Ainda Incertas: A Fitch resolverá a Observação Indefinda quando entender melhor o perfil de crédito do Digimais após as aprovações regulatórias, processo que pode levar mais de seis meses, apesar de estar previsto para terminar no primeiro semestre deste ano.

A Fitch não possui informações suficientes sobre o perfil de crédito do comprador ou sobre como o Digimais será consolidado após a aprovação. Isto lhe impede de avaliar o impacto da transação no perfil de crédito do banco, principalmente devido à concentração da base de captação de recursos da instituição financeira. Apesar das incertezas, o Banco Digimais mantém caixa ligeiramente superior a quatro vezes seu patrimônio líquido, com liquidez robusta, de acordo com informações referentes a dezembro 2024.

Possível Aumento de Capital: O Digimais foca no varejo e seus ativos totalizam aproximadamente BRL9 bilhões, com patrimônio de BRL700 milhões. O valor da venda não foi divulgado, mas o futuro acionista planeja injetar BRL800 milhões no banco, dobrando sua base de capital. O aporte melhoraria a adequação de capital e serviria de hedge para apoiar o crescimento da instituição ou absorver eventuais perdas.

A Fitch havia elevado os ratings do Digimais em setembro de 2024, refletindo a significativa melhora do perfil financeiro e de negócios da instituição, que propiciou rápida recuperação de seus indicadores de rentabilidade e qualidade de crédito.

A Fitch continuará monitorando a situação, podendo realizar nova ação de rating à medida que obtenha mais informações sobre o negócio e a integração sob a nova gestão se estabilize.

SENSIBILIDADE DOS RATINGS

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:

Observação Indefinida será removida quando a transação obtiver aval regulatório e a Fitch tiver mais clareza sobre a nova estrutura de negócios do banco.

Até lá, alterações significativas nas condições de funding e liquidez podem resultar em rebaixamento. A deterioração na qualidade dos ativos também impactaria negativamente os ratings.

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:

A Observação Indefinida será removida e os ratings serão afirmados quando a Fitch obtiver maior clareza sobre direção estratégica, condições e impactos financeiros da transação e concluir que resultarão em um perfil de crédito alinhado com o atual.

INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:

A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.

As informações utilizadas nesta análise são provenientes do Banco Digimais S.A.

A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.

Histórico dos Ratings:

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 13 de outubro de 2021.

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 18 de setembro de 2024.

A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.

Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.

A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil

Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.

Informações adicionais estão disponíveis em ‘www.fitchratings.com‘ e em ‘www.fitchratings.com/site/brasil‘.

Fonte: https://www.fitchratings.com/research/pt/banks/fitch-places-digimais-ratings-in-evolving-watch-after-alienation-announcement-07-02-2025

Fique por dentro
das principais notícias do mercado financeiro.