• Home
  • Na Mídia
  • Fitch Afirma Ratings das Cotas Seniores do Minerva FIDC; Perspectiva Estável

Fitch Afirma Ratings das Cotas Seniores do Minerva FIDC; Perspectiva Estável

Fitch Ratings – São Paulo – 06 Feb 2025: A Fitch Ratings afirmou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘Asf(bra)’ das sexta, sétima, oitava e nona emissões de cotas seniores do Minerva Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – Crédito Mercantil (Minerva FIDC). A Perspectiva do rating é Estável. A transação também possui uma…

Fitch Ratings – São Paulo – 06 Feb 2025: A Fitch Ratings afirmou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘Asf(bra)’ das sexta, sétima, oitava e nona emissões de cotas seniores do Minerva Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – Crédito Mercantil (Minerva FIDC). A Perspectiva do rating é Estável. A transação também possui uma cota subordinada, retida pela Minerva e não avaliada pela agência.

Em assembleia geral realizada em 30 de outubro de 2024, os cotistas do fundo aprovaram por unanimidade a extensão da data de vencimento das cotas seniores das sexta, sétima, oitava e nona emissões do fundo, de 26 de novembro de 2024 para 28 de fevereiro de 2025. Ao mesmo tempo, aprovaram a prorrogação da data de pagamento do resgate programado das cotas subordinadas juniores, de 29 de novembro de 2024 para 4 de março de 2025. A Fitch avaliou as alterações aprovadas e concluiu que não há impacto nos ratings.

O Minerva FIDC é lastreado por direitos creditórios originados a partir de vendas a prazo realizadas pelas originadoras Minerva S.A. (Rating Nacional de Longo Prazo AA+(bra), Perspectiva Estável) e Minerva Dawn Farms Indústria e Comércio de Proteínas S.A., ambas denominadas conjuntamente como Minerva. Os ratings das séries refletem a expectativa de pagamento integral do principal investido, acrescido do benchmark de rendimento para cada uma das cotas, até a data de vencimento final legal da operação, em fevereiro de 2025.

PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DO RATING

Características Estruturais Alinhadas com as Classificações: A série sênior se beneficia de um reforço de crédito mínimo de 18%. Este nível de proteção é suficiente para cobrir os estresses da reserva dinâmica para a classificação atribuída, considerando uma exposição máxima de 16% aos três maiores devedores não classificados, categorizados na documentação da transação como “comuns” e “especiais”, conforme permitido pelos critérios de elegibilidade. Além disso, inclui a reserva de custo de carrego no nível de classificação atual. Diluições não são consideradas para fins de modelagem, uma vez que a Minerva é obrigada a recomprar quaisquer recebíveis diluídos. Consequentemente, as classificações das cotas seniores são, em última instância, limitadas pelo rating da companhia.

Qualidade de Crédito da Minerva e dos Devedores Classificados Limitam os Ratings: Os ratings da transação são, em última instância, limitados pelo rating da Minerva, devido à sua obrigação de recompra de todos os recebíveis diluídos. Nos últimos 12 meses, as recompras devido às obrigações de resolução de vendas têm média de 1,14%, o que está abaixo do limite de gatilho de 2,0%. Além disso, quatro devedores são classificados como “super especiais” nos documentos da transação: BRF S.A. (AAA(bra)/Estável), JBS S.A. (AAA(bra)/Estável), Marfrig Global Foods S.A. (AAA(bra)/Estável) e Petrobras S.A. (AAA(bra)/Estável). A concentração desses devedores pode chegar a 15% do patrimônio líquido do fundo, e suas classificações também limitam a classificação da transação. Atualmente, nenhum desses limites impõe uma restrição, pois todas as entidades são classificadas acima das cotas. Além disso, o papel da Minerva como agente de cobrança é consistente com a classificação atribuída, dada sua reputação como uma das três principais empresas da indústria de frigoríficos do Brasil. Os ativos securitizados constituem uma pequena parte das contas a receber e da dívida total da empresa, reforçando sua qualidade de crédito em relação à transação.

Desempenho Estável da Inadimplência da Carteira: Desde o início do fundo, os recebíveis cedidos para a transação têm desempenhado de forma consistente, com baixos níveis de inadimplência. A Minerva tem recomprado todos os recebíveis com inadimplência superior a 30 dias. O desempenho desses recebíveis inadimplentes está alinhado com as classificações atribuídas. A reserva para perdas é impulsionada pela concentração dos maiores devedores.

SENSIBILIDADE DOS RATINGS

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Negativa/Rebaixamento:

— Se os ratings da Minerva, JBS, Marfrig, BRF ou Petrobras forem rebaixados para abaixo dos ratings das cotas seniores, os ratings serão rebaixados para o mesmo nível;

— Caso o rating do Banco Bradesco S.A. (Bradesco, Rating Nacional de Longo Prazo AAA(bra)/Perspectiva Estável), o banco da conta da transação, seja rebaixado para uma classificação inferior às cotas seniores, os ratings também serão rebaixados para o mesmo nível, devido à ausência de linguagem de substituição;

— Um rebaixamento de rating também poderá ocorrer se o nível de proteção de crédito disponível não for suficiente para suportar um aumento nos níveis de perda acima do teste de concentração dos maiores devedores, somado aos estresses da reserva de custo de carrego para os ratings atribuídos.

Fatores Que Podem, Individual ou Coletivamente, Levar a Uma Ação de Rating Positiva/Elevação:

— Uma elevação dos ratings pode ocorrer caso as proteções estruturais consigam suportar estresses compatíveis com categorias de ratings superiores.

EMISSÃO

O Minerva FIDC realizou sua primeira emissão de cotas seniores em novembro de 2009, totalizando BRL24,6 milhões. Em março de 2010, foi emitida a terceira série, no mesmo valor. Em janeiro de 2015, o FIDC emitiu a quarta série de cotas seniores, no montante de BRL20,5 milhões, seguida da quinta série em junho, no valor de BRL23,4 milhões. Estas séries foram liquidadas em abril de 2018.

A sexta série de cotas seniores foi emitida em março de 2018, com um montante original de BRL150 milhões; a sétima série foi emitida em dezembro de 2021, no valor de BRL18 milhões; a oitava série, em agosto de 2022, no valor de BRL93 milhões; e, por último, a nona série foi emitida em dezembro de 2023, somando BRL134 milhões. Após alterações aprovadas pelos investidores, estas quatro cotas seniores serão amortizadas em um único pagamento no vencimento legal da operação, em fevereiro de 2025. A remuneração permaneceu equivalente ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) mais um spread de 1,7% ao ano, e as cotas contam com uma subordinação mínima de 18%.

INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:

A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Resolução CVM nº 9/20.

As informações utilizadas nesta análise são provenientes da Oliveira Trust DTVM S.A.

A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros. No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.

Histórico dos Ratings:

Minerva FIDC

6ª emissão de cotas seniores:

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 28 de março de 2018.

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 11 de setembro de 2024.

7ª e 8ª emissões de cotas seniores:

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 22 de agosto de 2022.

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 11 de setembro de 2024.

9ª emissão de cotas seniores:

Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 8 de março de 2024

Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 11 de setembro de 2024.

A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.

Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.

A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo X do Formulário de Referência, disponível em www.fitchratings.com/brasil

Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.

Conforme a classe de ativo da emissão, a Fitch poderá realizar análise da inadimplência e/ou os fluxos de caixa dos ativos subjacentes. Nestes casos, a agência baseia esta análise na modelagem e avaliação de diferentes cenários de informações recebidas do originador ou de terceiros a este relacionado. Em outros casos, a análise poderá se basear em garantias prestadas por entidades integrantes da emissão avaliada.

A Fitch não realiza processos de diligência dos ativos subjacentes ou a verificação independente da informação recebida do emissor ou de terceiros a este relacionado.

Para a avaliação de operações estruturadas, a Fitch recebe informações de terceiros, normalmente, de instituições financeiras, escritórios de contabilidade, empresas de auditoria ou advocacia. As informações podem ser obtidas por meio de prospectos de oferta de transações, emitidos de acordo com a legislação do mercado de valores mobiliários. Além disso, estão baseadas em fatos gerais de domínio público, tais como índices de inflação e taxas de juros.

Para esclarecimentos quanto à diferenciação dos símbolos de produtos estruturados e aqueles destinados aos demais ativos financeiros, consulte “Definições de Ratings” em www.fitchratings.com/brasil.

Fonte: https://www.fitchratings.com/research/pt/structured-finance/fitch-affirms-rating-of-minerva-fidc-senior-quotas-outlook-stable-06-02-2025

Fique por dentro
das principais notícias do mercado financeiro.