Ata da última reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) aponta que emissões de debêntures estão acontecendo com spreads menores e prazos maiores
O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central (BC) avaliou que a importância do crédito obtido via mercado de capitais é “substancial” e continua aumentando. A análise consta na ata da última reunião do colegiado, que ocorreu na semana passada.
A ata aponta que as emissões de debêntures estão acontecendo com spreads menores e prazos maiores. Além disso, o Comef destacou que os fundos de crédito privado são financiadores importantes das debêntures que marcam as carteiras a mercado e seguem precificação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
“Elevação significativa dos spreads reduziria a rentabilidade dos fundos e poderia levar alguns investidores a solicitar resgates, mas testes de estresse indicam que o risco de liquidez é baixo”, apontou a ata.
O documento ainda sublinhou a continuidade do ritmo do crescimento do crédito bancário em linha com o crescimento acima do esperado da atividade econômica. O Comef pontuou que houve redução no crescimento do crédito rural e aceleração no financiamento de veículos.
No crédito para pessoas jurídicas, o Comef registrou “maior ímpeto” nas concessões para micro, pequenas e médias empresas e um menor ritmo para empresas de grande porte.