Crédito privado no Brasil: maré continua boa

Fluxo para ativos do segmento parece que vai continuar até onde a vista alcança As perspectivas para ativos de crédito no Brasil no segundo semestre de 2025 devem ser influenciadas por diversos fatores, mas principalmente pela continuidade do ritmo da atividade econômica, a tendência da política monetária, a confiança do consumidor e do empresário. Em…

Fluxo para ativos do segmento parece que vai continuar até onde a vista alcança

As perspectivas para ativos de crédito no Brasil no segundo semestre de 2025 devem ser influenciadas por diversos fatores, mas principalmente pela continuidade do ritmo da atividade econômica, a tendência da política monetária, a confiança do consumidor e do empresário.

Em que pese o número de recuperações judiciais e falências estar em níveis altos historicamente falando, não parece que haja risco sistêmico de exacerbação do processo.

O empresário brasileiro é uma espécie de camaleão, com a figura eternizada por Raul Seixas da “metamorfose ambulante”. Sabe conviver em ambientes macroeconômicos cujas modificações são agudas e frequentes. Fora o desafio de se manter solvente em períodos longos de juros nominais e reais muito elevados, se comparamos inclusive com outros países emergentes.

Dito isso, com atividade econômica melhor do que se antecipava, os resultados das empresas listadas vieram melhores que o esperado. Os preços na B3 reagiram a isso. Há também certa rotação de capital acontecendo globalmente por conta das políticas adotadas principalmente pelos EUA, o que até então tem sido positivo para o mercado acionário local.

O fluxo para ativos de crédito privado parece que vai continuar até onde a vista alcança. A Selic elevada favorece a alocação em ativos isentos como LCIs, LCAs, debêntures incentivadas, entre outros. Alguns agentes de mercado estimam que só o estoque de fundos de debêntures incentivadas traga mais de R$ 100 bilhões de demanda adicional por títulos, por conta da necessidade de adequação de carteiras e dos vencimentos nos trimestres à frente.

Outra categoria que parece ter ainda muito a crescer são os fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs). Por vezes, me perguntam se os FIDCs estão na moda. Minha resposta é sempre a mesma: estão em voga e vieram para ficar, diferente de modismos que muitas vezes são efêmeros e passageiros.

Os FIDCs podem proporcionar rendimentos atrativos, frequentemente superiores aos de outras aplicações tradicionais, dependendo do risco associado aos ativos que compõem o fundo. Isso tem atraído a atenção de investidores em busca de rentabilidade. Estão tomando espaço deixado pelos fundos multimercado e de ações, que têm mostrado nos últimos anos desempenho diferente do padrão histórico.

Comparando alguns fundos que só investem em FIDCs vis-à-vis uma amostra de fundos multimercado da reportagem “Multimercados revivem com leitura rápida sobre tarifas”, de Adriana Cotias, publicada no Valor no início de maio, nota-se que nos últimos 48 meses a média de rentabilidade de quatro fundos que investem somente em FIDCs de forma diversificada suplanta a média da amostra por aproximadamente 24 pontos percentuais.

A expansão do mercado de FIDCs também reflete a necessidade das empresas de obter liquidez de forma mais rápida, barata e eficiente, especialmente em tempos de taxas de juros mais elevadas.

Em resumo, as perspectivas para ativos de crédito no Brasil para o segundo semestre de 2025 e para o próximo ano são relativamente favoráveis, mas dependerão de uma combinação de fatores econômicos, sociais e regulatórios, além da esperança, ou desesperança, que o novo ciclo eleitoral trará.

Fonte: https://valor.globo.com/financas/coluna/credito-privado-no-brasil-mare-continua-boa.ghtml

Tudo Sobre FIDCs

O seu portal de notícias e análises sobre o mercado de FIDCs. Reunimos, diariamente, as principais informações sobre Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, mercado de capitais e crédito.

Acompanhe as movimentações, tendências e estratégias que moldam o universo dos FIDCs.

Tudo Sobre FIDCs: conteúdo inteligente para quem acompanha o mercado de FIDCs.

Fique por dentro
das principais notícias do mercado financeiro.