O Retorno de Trump e seus reflexos para o Brasil

Por Volnei Eyng A eleição anterior de Donald Trump nos Estados Unidos teve desdobramentos importantes para diversos setores no Brasil, especialmente em áreas como agronegócio, mineração, siderurgia, e energia. Neste artigo eu trouxe os principais impactos que podemos esperar para este novo mandato. Benefícios para o agronegócio Durante a presidência anterior de Trump, a guerra…

Por Volnei Eyng

A eleição anterior de Donald Trump nos Estados Unidos teve desdobramentos importantes para diversos setores no Brasil, especialmente em áreas como agronegócio, mineração, siderurgia, e energia. Neste artigo eu trouxe os principais impactos que podemos esperar para este novo mandato.

Benefícios para o agronegócio

Durante a presidência anterior de Trump, a guerra comercial entre EUA e China levou a China a redirecionar suas compras de commodities, como soja e milho, dos EUA para o Brasil. Esse movimento beneficiou enormemente o agronegócio brasileiro, que viu um aumento significativo na demanda por seus produtos.

Considerando isso, com esse novo mandato de Trump, setores de exportação de commodities, como o agronegócio, podem se beneficiar.

Ameaças de tarifas e consequências no petróleo e aço

Trump propôs uma tarifa global de 10% sobre importações e uma tarifa de 60% sobre produtos chineses. Para o Brasil, isso poderia significar impactos negativos em exportações-chave para os EUA, como café, o petróleo e o aço semiacabado.

No entanto, empresas brasileiras do setor de mineração e siderurgia com operações nos EUA, como a Gerdau, poderiam ser beneficiadas por um aumento no preço do aço americano.

Produção interna de petróleo e pressão no preço do barril

Em 2020, com Trump incentivando a produção doméstica de petróleo, os EUA atingiram recordes de extração, o que impactou os preços globais do petróleo, beneficiando indústrias que consomem derivados de petróleo. Esse aumento de oferta também pressionou os preços, afetando exportadores como o Brasil.

Considerando isso, se essa for uma atitude repetida nesse novo mandato, possivelmente teremos um menor preço do petróleo.

Impacto no câmbio e inflação

A política econômica de Trump, com cortes de impostos e tarifas, fortaleceu o dólar, o que pode aumentar a inflação nos EUA e manter as taxas de juros em patamares elevados. Isso tem implicações diretas no Brasil, já que o dólar mais forte influencia os preços de importação e exportação, criando oportunidades e desafios para empresas brasileiras que operam no mercado externo.

Em resumo:

A eleição de Trump trouxe oportunidades e riscos para o Brasil. Enquanto setores como o agronegócio se beneficiaram do reposicionamento de demanda da China, as políticas protecionistas e de incentivo à produção doméstica de Trump criaram desafios para a exportação de produtos estratégicos brasileiros.

Com a valorização da moeda americana e aumento de juros por lá, considerando a previsão de um aumento do consumo, teremos uma maior pressão no Brasil, no real, nos juros e também na inflação.

Fonte: (28) O Retorno de Trump e seus reflexos para o Brasil | LinkedIn

Fique por dentro
das principais notícias do mercado financeiro.