• Home
  • Na Mídia
  • Bancos revisam projeção para expansão do crédito neste ano para 8,5%

Bancos revisam projeção para expansão do crédito neste ano para 8,5%

Entre as grandes instituições que já divulgaram balanço, as projeções de crescimento da carteira são ainda menores, perto de 6,5% Os bancos revisaram sua projeção para o crescimento do crédito neste ano de 9% para 8,5%, segundo revela a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban. Entre as grandes instituições que já divulgaram balanço, as projeções de crescimento da…

Entre as grandes instituições que já divulgaram balanço, as projeções de crescimento da carteira são ainda menores, perto de 6,5%

Os bancos revisaram sua projeção para o crescimento do crédito neste ano de 9% para 8,5%, segundo revela a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban. Entre as grandes instituições que já divulgaram balanço, as projeções de crescimento da carteira são ainda menores, perto de 6,5%.

Segundo a pesquisa da Febraban, a carteira de recursos livres deve ter expansão de 8,1% neste ano (de 8,3% na pesquisa anterior) e a carteira direcionada, de 9% (de 9,7%). Na divisão por tipo de tomador, o crédito para empresas deve crescer 7,1% (de 7,8%), enquanto para famílias deve avançar 8,6% (de 9,1%).

A revisão para baixo das expectativas do setor foi generalizada, espelhando as perspectivas para o cenário econômico ao longo do ano. “Essa revisão já era esperada e já vinha se desenhando desde o último trimestre de 2024. O resultado reflete a piora do cenário econômico, com expectativa de uma inflação maior, e consequentemente, juros mais altos também ao longo do ano”, afirma em nota Rubens Sardenberg, diretor de economia, regulação prudencial e riscos da Febraban.

A pesquisa também coletou as primeiras projeções para a expansão do crédito em 2026. A média das projeções indica que o movimento de desaceleração do crédito deve continuar, com expansão esperada de 7,7% no ano que vem.

Enquanto isso, houve ligeira melhora na projeção para a taxa de inadimplência da carteira livre neste ano, que passou de 4,7% para 4,6%, ainda que acima do observado no fim de 2024 (4,1%). Esse resultado pode ser explicado pela maior cautela na concessão de crédito, que poderá reduzir a expansão da inadimplência ao longo do ano.

Macroeconomia

A pesquisa mostra que a grande maioria dos entrevistados (76,2%) espera que a taxa Selic suba além de 14,25% ao ano em 2025 e que o ciclo de cortes não comece neste ano. Como comparação, na pesquisa de dezembro passado, apenas 47,4% haviam escolhido essa opção, ilustrando visão menos positiva do cenário desde então.

Nesse contexto, a expectativa para os juros voltou a se elevar ante a pesquisa anterior. Agora, a mediana das projeções para a Selic é de 15,25% ao ano em junho de 2025, permanecendo neste patamar ao menos até setembro.

Por outro lado, a projeção para o câmbio no fim do ano melhorou, caindo a R$ 5,95, de R$ 6,00 antes. Quanto à inflação, pouco menos da metade (47,6%) entende que deve ficar próxima a 5,5% (atual consenso do mercado). Entretanto, um terço dos analistas consultados já espera uma inflação próxima (ou acima) de 6% neste ano.

Com relação à atividade, pouco mais da metade (52,4%) dos participantes segue projetando alta do PIB em torno de 2,0% em 2025, próximo ao captado na pesquisa anterior (50% dos entrevistados).

 — Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Fonte: https://valor.globo.com/financas/noticia/2025/02/17/bancos-revisam-projecao-para-expansao-do-credito-neste-ano-para-85percent.ghtml

Tudo Sobre FIDCS

A plataforma com as principais notícias do mercado! No Tudo Sobre FIDCs, você encontra tudo o que precisa saber sobre o universo dos FIDCs: notícias diárias, relatórios de mercado e estratégias para se manter sempre à frente.

Acompanhe e esteja bem informado sobre o mercado de capitais.

Fique por dentro
das principais notícias do mercado financeiro.