O pedido de Lula a Haddad e Galípolo para o crédito imobiliário

Presidente Lula se reuniu com Haddad e Galípolo na terça-feira (24/6) para discutir novas formas de funding para o crédito imobiliário O presidente Lula se reuniu com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), na terça-feira (24/6), no Palácio do Planalto, para discutir formas de reforçar o…

Presidente Lula se reuniu com Haddad e Galípolo na terça-feira (24/6) para discutir novas formas de funding para o crédito imobiliário

O presidente Lula se reuniu com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), na terça-feira (24/6), no Palácio do Planalto, para discutir formas de reforçar o crédito imobiliário no Brasil.

Na conversa, que contou ainda com a participação do presidente da Caixa Econômica, Carlos Vieira, Lula pediu aos auxiliares que lhe trouxessem novas alternativas de funding para o crédito imobiliário, segundo fontes palacianas ouvidas pela coluna.

O funding imobiliário é um sistema de captação de recursos que permite lastrear os financiamentos do setor. Hoje, ele é composto principalmente por recursos da poupança e do FGTS, com cerca de 30% do total cada. O restante vem do mercado de capitais.

O governo e o Banco Central, no entanto, ligaram o alerta nos últimos anos, após cair a proporção dos recursos do funding que vêm da poupança. Na visão de economistas, isso se deve ao fato de que cada vez menos brasileiros mantêm dinheiro na poupança.

Em abril, Galípolo afirmou, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que o Brasil precisa migrar para um novo modelo de funding do crédito imobiliário que se aproxime da captação do mercado, diminuindo a dependência dos recursos da poupança.

Na mesma semana, Haddad deu uma entrevista à emissora CNN Brasil na qual disse que o governo federal “ainda deve” uma solução para o mercado de crédito imobiliário. Essa solução agora passou a ser discutida com o envolvimento de Lula.

De acordo com relatos, a reunião da terça-feira (24/6) não foi conclusiva. Nas próximas semanas, Lula deve voltar a se reunir com seus auxiliares para tratar do assunto. A ideia é também realizar rodadas de conversas sobre o tema com os bancos privados.

Fonte: https://www.metropoles.com/colunas/igor-gadelha/o-pedido-de-lula-a-haddad-e-galipolo-para-o-credito-imobiliario

Tudo Sobre FIDCs

O seu portal de notícias e análises sobre o mercado de FIDCs. Reunimos, diariamente, as principais informações sobre Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, mercado de capitais e crédito.

Acompanhe as movimentações, tendências e estratégias que moldam o universo dos FIDCs.

Tudo Sobre FIDCs: conteúdo inteligente para quem acompanha o mercado de FIDCs.

Fique por dentro
das principais notícias do mercado financeiro.